Pesquisar

terça-feira, 3 de junho de 2025

O poder da gratidão

Olá queridas leitoras (e leitores que sei que aparecem por aqui também rsrs).

Estava hoje meditando no capítulo de Lucas 17 e me deparei com um texto que gostaria de refletir rapidamente com vocês:

"E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou." (Lucas 17:11-19)

Qual é o poder da gratidão?

Todos os leprosos dessa história receberam a cura, mas apenas um foi salvo e o fator determinante para essa diferença foi um coração grato.

Vivemos em uma época de constantes insatisfações, é muito mais fácil focar no que não temos do que estarmos satisfeitos com o que temos.

Pedir coisas a Deus pode sim te proporcionar realização de sonhos, mas apenas a gratidão te eleva a um nível mais alto de experiências com Deus e de intimidade com Ele.

Eu gosto muito de neurociência, então vou abordar rapidamente o tema sobre essa perspectiva.

A gratidão atua em nosso cérebro de uma forma super positiva, ela estimula a liberação de neurotransmissores essenciais para a sensação de bem-estar e alegria como a dopamina e serotonina. Ser agradecido ativa áreas do cérebro que estão relacionadas à recompensa, gerando a sensação de contentamento e felicidade.

Ser agradecido fortalece nossa resiliência e, por causa disso, aprendemos a lidar melhor com o estresse. Na verdade, a gratidão reduz os níveis de estresse e ansiedade, o que também interfere na melhora da pressão arterial, melhora o humor, melhora a qualidade do sono e ainda auxilia no fortalecimento de laços sociais gerando mais empatia e nos tornando mais receptivos aos outros. 

Não é a toda que a Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:18 "Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.".

Deus sabe de todos os benefícios que a gratidão pode trazer, por isso, meu convite para você hoje é: pratique a gratidão.

Dica, pegue uma caixa ou pote e todos os dias escreva motivos de gratidão do seu dia e guarde nesse pote, daqui a alguns meses pegue para ler e veja tudo de incrível que Deus tem feito por você.

Espero que o post de hoje te ajude a ser mais grata.

Deixe aqui um comentário com mais dicas de como exercer a gratidão, e não esqueça de seguir a página do Blog lá no Instagram: @alma_comflores

Que Deus abençoe vocês, shalom Yeshua.



Carta de Deus aos Solteiros